quinta-feira, 5 de maio de 2016

Meditações em Romanos (parte 1)

Olá, caros leitores!
Este mês passado estive meditando na carta do apóstolo Paulo aos Romanos e gostaria de compartilhar com vocês minhas anotações. Para isso, dividi os 16 capítulos em 4 posts, para não ficar muito longos. Deus os abençoe!

📖 Sobre a leitura de Romanos 1:
4 pontos mais me chamaram a atenção em Romanos 1, não necessariamente na mesma ordem no texto:
* A ira de Deus contra o pecado (qualquer que seja) é totalmente justa, porque a própria natureza revela o poder e a soberania de Deus e as pessoas que o rejeitam escolhendo continuar em suas práticas pecaminosas são indesculpáveis, estão condenadas à perdição eterna, porque pecaram contra o Deus que é eterno!
* A idolatria (o homem se colocando a si mesmo ou qualquer outra coisa no lugar de Deus) obscurece os olhos e torna as pessoas cegas para os seus próprios erros. Elas não se arrependem porque Deus as entregou a si mesmas, e isso já é um aspecto da condenação delas.
* Os cristãos foram chamados para pertencerem a Jesus Cristo pela fé. A salvação então só acontece quando cremos no Filho de Deus como nosso único e suficiente Salvador!
* Fomos amados e chamados pra vivermos em santidade, uma vida de obediência a Deus, que é fruto da fé. Ou seja, não podemos fazer nada pra nos salvarmos, apenas receber o perdão por meio de Jesus. Mas a nossa vida pela fé na justiça de Cristo vai produzir em nós uma vida santa, separada, distinta, diferente do mundo. Não são mudanças por nossa própria força, mas pela graça infinita de Deus.


📖 Sobre a leitura de Romanos 2:
Deus é um justo juiz e retribuirá a cada um conforme o seu procedimento. Ele deu a Lei escrita (resumida nos dez mandamentos) aos judeus (seu povo escolhido) e a escreveu nos corações dos gentios (demais povos), visto que estes, mesmo não conhecendo a Lei escrita de Deus, têm plena consciência de seus atos. Na verdade, todas as culturas têm suas regras próprias e comuns, como fruto da graça comum que Deus derrama sobre toda a humanidade. O que demonstra que ninguém terá quaisquer desculpas diante do Justo Juiz. Temos que considerar a severidade e também a bondade de Deus, pois é por causa da paciência, tolerância e generosidade de Deus que Ele nos leva ao arrependimento. Então, até o fato de nos arrependermos é uma obra de Deus em nós, ou seja, nem isso conseguiríamos fazer por nós mesmos! Mas infelizmente, há aqueles que preferem ser teimosos e continuar em sua rebelião contra Deus, fazendo tudo o que lhe desagrada. Deus sempre nos dá chance de nos arrependermos. Agora, uma vez perdoados, deveríamos estender a mesma graça sobre os outros, não julgá-los, mas amá-los e orar por eles. Pois naquilo em que os julgamos, estamos julgando o nosso próprio erro, já que todos transgredimos os mandamentos divinos. E em outra parte da Bíblia, fala que se caímos em APENAS UM aspecto, somos culpados de transgredir TODA a lei! Quer dizer que, se eu menti, é a mesma coisa que ter roubado, matado, adulterado, etc. E isso é muito chocante porque comprova a natureza caída e a depravação do ser humano! (Graças a Deus pelo Espírito Santo que nos convence do pecado, da justiça e do juízo!). Essa verdade realmente deveria nos tornar totalmente HUMILHADOS. Isso deve nos fazer SUPLICAR o perdão do Senhor com muita humildade, e reconhecer que só Ele é SANTO, SANTO, SANTO! E só Ele tem o Poder de nos fazer ANDAR E VIVER EM OBEDIÊNCIA e SANTIDADE. Nada disso conseguimos por nós mesmos, a não ser que o Espírito Santo opere uma circuncisão no nosso coração. A Bíblia diz que o nosso coração (que representa a nossa alma) é desesperadamente corrupto por natureza. E só Deus que pode convertê-lo pra conseguirmos viver praticando o bem. Se somos rápidos em julgar os pecados dos outros, falhamos em reconhecer os nossos próprios pecados. Isso prova que precisamos da ajuda do Senhor para examinarmos nossa própria maneira de viver. Temos que pedir ao Senhor que sonde o nosso coração e a nossa alma e limpe todas as impurezas. Por isso, a necessidade de ler a Palavra, porque ela é o nosso espelho, que nos ajuda a enxergar onde temos falhado, o que precisamos mudar, consertar. Ela penetra como espada afiada pra cortar tudo o que é mau e produzir em nós “a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).


📖 Sobre a leitura de Romanos 3:
Aprendi que a Lei veio com a finalidade de nos mostrar o quanto somos pecadores e indignos diante da santidade de Deus, pois ninguém conseguiu cumprir suas regras. E isso ressalta ainda mais a justiça de Deus. Mesmo que sejamos injustos e infiéis, Ele permanece fiel, justo, puro e santo. O único homem que poderia cumprir toda a Lei (a vida perfeita, sem pecado) veio e se ofereceu como propiciação pelos nossos pecados. Jesus nos substituiu e sofreu o juízo de Deus em nosso lugar. Por isso, por sua graça e pela fé nEle é que podemos ser justificados, pois ele imputou sua justiça a nós. Só por causa disso, podemos agora viver uma vida de obediência à Palavra de Deus. A Lei, então, não foi anulada, mas continua valendo e sendo confirmada em nosso viver diário conforme caminhamos nas pisadas de Cristo, pois a nova vida que recebemos dele nos capacita a obedecê-lo.

📖 Sobre a leitura de Romanos 4:
Abraão foi justificado não por suas obras, mas por sua fé! A circuncisão só veio depois como um sinal, um selo da justiça que ele recebeu pela fé. Ele se tornou nosso Pai na fé! A fé nos ajuda a crer em Jesus e sua promessa de vida eterna mesmo contra qualquer adversidade. E nós temos o selo do Espírito Santo!!! Ele é o penhor da nossa esperança!!! Como é bom experimentar a liberdade do perdão em Cristo!!! Quão maravilhoso é receber o jugo suave e o fardo leve de Jesus, quando nos humilhamos diante da beleza de sua santidade e reconhecemos que sem Ele somos pobres pecadores, miseráveis, cegos e nus! E quão maravilhoso é receber colírio para os nossos olhos, ouro fino e vestes de justiça (Apocalipse 3:18), a própria Justiça de Cristo em nós!!! Que bênção inaudita!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, gente!
Ficaria muito grata de saber quem passou por aqui. Deixe seu recado, sua opinião ou sugestão.