quinta-feira, 5 de março de 2015

Dica de Leitura Edificante para o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher está chegando e, para não deixar passar em branco, vim aqui deixar uma dica de leitura bem edificante pra vocês, do livro Mulheres que tiveram um encontro pessoal com Jesus, publicado pela editora Mundo Cristão, um ótimo legado que a escritora Wanda de Assumpção nos deixou antes de partir para estar com o Senhor. Para quem trabalha com mulheres na igreja, serve muito bem para estudo bíblico em grupo, encontro de células, ou até mesmo individual.

O livro está dividido em quatro partes, apresentando Jesus como nosso sustento e consolo, nossa justificação, nossa cura e a água viva que nos sacia a sede. Dentro delas, há 15 capítulos, recordando a história do encontro pessoal com Cristo de 15 mulheres mencionadas nos quatro Evangelhos, das quais apenas cinco são conhecidas por seus nomes, a saber: Ana, a profetisa; Maria Madalena; Marta; Maria de Betânia; Maria, mãe de Jesus. Sempre fico me perguntando por que o Senhor não deixou os nomes das outras registrados na Bíblia, mas apenas as identificamos com um epíteto (a viúva de Naim; a viúva pobre; a pecadora que ungiu os pés de Jesus; a mulher adúltera; a sogra de Pedro; a mulher com hemorragia; a mulher curvada por enfermidade; a mulher siro-fenícia; a mulher samaritana; a mãe de Tiago e João)... O certo é que, numa sociedade que desvalorizava as mulheres, Deus as conhecia pelos seus nomes, bem como nos conhece pelos nossos, e as amava tanto que em seu infinito amor enviou Jesus para mudar a história de vida delas, e as nossas também... Na verdade, acho que em cada uma delas, há um pouco de nós também...
Cada parte tem uma breve introdução e cada capítulo está estruturado da seguinte maneira: primeiramente a autora conta de forma romanceada (aliás, ela escreve brilhantemente!) a história da protagonista em 1ª pessoa, como se ela estivesse nos contando sua própria história, fazendo-nos viver aquela época, entender melhor o contexto e ao mesmo tempo nos colocar no lugar daquela mulher, sentir suas dores, temores e angústias, bem como a cura, o alívio, o perdão e a libertação que encontraram em Jesus. É claro que ela usa a licença poética aqui. E gostei muito disso! Pois quantas vezes, lendo o relato bíblico, que é narrado em 3ª pessoa, de forma mais objetiva, nossa imaginação também não vai longe?! Dá até pra adaptar para um teatro na igreja, no Dia Internacional da Mulher ou no Dia das Mães. Fica a dica!
Depois, vem uma exposição detalhada sobre as passagens bíblicas nos quatro Evangelhos, que se referem àquela história especificamente. É como se estivéssemos ouvindo uma pregação, uma ministração muito gostosa aos nossos corações! Logo em seguida, vêm algumas perguntas de aplicação prática, que servem para aprofundar nossa reflexão, de forma a avaliarmos os ensinamentos de Jesus na nossa vida diária, sempre partindo dos textos bíblicos. Para quem gosta de tomar notas, há bons espaços em banco na maior parte do final dos capítulos. Mas quem escreve muito, talvez prefira fazer suas anotações em um caderno à parte ou no seu diário, né? E a Palavra de Deus é um tesouro inigualável, onde sempre se pode cavar mais fundo!
O livro tem 252 páginas, está escrito numa fonte e tamanho muito agradáveis, além de o papel (chamois fine dunas 67/gm²) ser de ótima qualidade, pois não mofa com o tempo, pelo menos não tão facilmente. Posso dizer isso, pois tenho outros da mesma editora com o mesmo papel há vários anos; embora não possa dizer o mesmo a respeito dos últimos livros que comprei da editora, infelizmente... Ainda não terminei de ler, porque gosto mesmo de ir meditando. É um livro que pode servir, num primeiro momento, de leitura devocional, mas depois (ou ao mesmo tempo), de estudo bíblico, pela meditação mais aprofundada que ele propõe no final. É uma leitura bem instigante e elevada, se comparado aos livros de autoajuda publicados para mulheres atualmente, aos quais supera em muitos aspectos, principalmente pela base bíblica que o sustenta. Eu diria que é teologia prática!
No site da editora, dá pra ler e baixar até o 1º capítulo! Eu gosto muito de editoras que presenteiam o leitor dessa forma, porque nos dão a oportunidade de conhecer melhor os livros e até aguça a vontade de comprar pra ler; não é verdade, gente?! Bem, espero que tenham gostado da dica! Se por acaso vocês já leram este livro, deixem sua opinião aqui nos comentários, ou sua sugestão de leitura também! Eu agradeço!

Um comentário:

Oi, gente!
Ficaria muito grata de saber quem passou por aqui. Deixe seu recado, sua opinião ou sugestão.