quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Das bênçãos de se ter uma crise de tosse alérgica

Como eu empregaria as palavras se só pudesse falar o estritamente necessário por dia com cada um que eu encontrasse pessoalmente, sendo possível usar apenas entre três a seis sentenças de cada vez, antes que eu ficasse mesmo impossibilitada de usar a voz? Pois é mais ou menos assim que tem sido nos últimos três dias, devido a uma crise de tosse alérgica. Essa tarefa tem-me sido cara, tanto no sentido de “custosa, difícil” para um ser – esposa, mãe, professora, irmã, amiga, etc. – falante como eu, mas também no sentido de “preciosa”, pois em meio a uma dieta quase obrigatória de palavras, isso me favoreceu ainda mais a reflexão e a meditação durante todo o dia, mais do que apenas num determinado momento separado para isso.
Não que eu não costume pensar e meditar bastante antes de falar, mas o fato de ter de ficar calada quando o que eu mais queria era me expressar tem me trazido muitas bênçãos ultimamente. Posso ver nisso o cuidado do Pai Celestial que corrige a filha que Ele ama!
A primeira delas foi me trazer à mente que devia haver algo de bom a ser aprendido desse pequeno infortúnio. A segunda e da qual decorrem todas as outras bênçãos, foi trazer à minha consciência certos pecados que tão de perto me rodeiam, e contra os quais eu preciso lutar mais, como a murmuração (ou ingratidão), a impaciência, o egoísmo, a prepotência (ou falta de humildade, no mínimo)... Sim, nesses dias, fiquei lamentando não poder conversar pessoalmente horas a fio com pessoas que eu amo (como se aguenta teclar por muito tempo em conversas virtuais?!), e também me vi reclamando de não poder ter dado face a face aquelas respostas que certas pessoas “mereciam”, e até mesmo por causa desse último desejo, é que realmente me dei conta das bênçãos de se ter uma crise de tosse alérgica!
Providencialmente, nesses dias, eu só precisava passar as provas de recuperação final dos alunos, então, teoricamente, eu não precisava usar muito a voz no meu trabalho, mas há sempre situações difíceis de ignorar, como ter de dar satisfações a superiores, responder a pedidos de informação de alguém, escutar provocações de outrem (e deixar pra lá!), bem como não deixar passar um mau comportamento da filha em casa, etc. Por isso, tenho aprendido a ser mais clara e sucinta ao me expressar e até mesmo a dar broncas breves e mais firmes na filhota (longos sermões nessa fase, ao que parece, não vinham dando tanto resultado!), ou a pedir desculpas sem tentar justificar meus erros, o que, por sua vez, provavelmente levaria a outras discussões tolas, inúteis e insustentáveis, dado o problema dos acessos de tosse. Percebi que assim algumas questões se resolveram bem mais rapidamente e a contento de ambas as partes.
Confesso que é bem difícil ficar calada em certas situações em que eu gostaria de mostrar todo o meu ponto de vista a respeito de determinados assuntos, argumentar em favor de minhas ideias, me defender com afinco ou, pior, acusar! Nos primeiros casos, há, claro, momentos certos para isso que não agora nesses dias, e no último caso, o refreio da língua tem sido um remédio bastante amargoso, a despeito da quantidade de mel e xaropes até docinhos que tenho tomado pra melhorar das dores na garganta por conta da tosse seca e violenta!
De qualquer forma, apesar do incômodo da tosse, às vezes até com acessos de vômito, das noites mal dormidas e do remédio amargoso de engolir minhas palavras duras, dou graças ao meu Senhor pela oportunidade que Ele tem me dado de me calar e ouvir sua doce repreensão e provar mais do seu amoroso cuidado ao me mostrar onde tenho caído para que eu me arrependa e busque a graça do seu perdão.
E nada melhor do que silenciar a nossa voz para ouvir reverentemente a voz do Pai! A Bíblia (e, especialmente, o livro de Provérbios) me trouxe algumas pílulas espirituais! Se vocês estiverem nessa mesma batalha que eu, aí vão elas. Sirvam-se!

“Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. (Provérbios 1:23 )

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. /Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:5-6)

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, /Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” (Hebreus 12:1-2)

“Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio. (Provérbios 10:19)

“Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.(Provérbios 13:3)

O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua. (Provérbios 11:12)

“O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo! (Provérbios 15:23)

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:1)
“tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar” (Eclesiastes 3:7)

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. (Provérbios 15:1)

“O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más. (Provérbios 15:28)

“Quem examina cada questão com cuidado, prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor. (Provérbios 16:20)

“O sábio de coração é considerado prudente; quem fala com equilíbrio promove a instrução. (Provérbios 16:21)

“Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão. (Provérbios 17:14)

“Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento. (Provérbios 21:23)

“Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. (Provérbios 25:11)

Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele. (Provérbios 26:4)

“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; / Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (Filipenses 2:14-15)

“Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas. (2 Timóteo 2:23)


Não sei aí, mas aqui no terreno do meu coração, essas palavras poderosas caíram como uma luva, ou melhor, como uma espada afiada de dois gumes, penetrando até a divisão da alma e do espírito! O que deixa uma pessoa orgulhosa e arrogante como eu, que pensava já ter superado aqueles pecados, totalmente humilhada e constrangida diante do poder que o meu Deus tem de sondar os nossos corações. O meu, então, continua em obras! E eu sei que a boa obra que Ele começou, Ele há de aperfeiçoar para a sua glória!

Esta manhã, fiquei ainda mais constrangida e, ao mesmo tempo, grata por essa ministração abaixo, feita pelo Pr. Jonas Madureira. É apenas um trecho com menos de dez minutos, em que ele recita e comenta o Salmo 139 (https://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/139), com toda a força de revelação espiritual que o texto carrega. Ouçam! Vale a pena! 


Assim que eu puder, quero ouvir a ministração completa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, gente!
Ficaria muito grata de saber quem passou por aqui. Deixe seu recado, sua opinião ou sugestão.